sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nível do Rio das Cinzas está sendo monitorado pela Defesa Civil




Dayse Miranda
Três semanas de chuva já fizeram com que a região superasse a média história de precipitação para o mês de novembro. Até a tarde desta sexta-feira, 27, o acumulado desde o dia 1º era de 258,8 milímetros (mm) – 118,8 mm a mais que o volume normal esperado para esta época do ano. Com isso, a Defesa Civil está fazendo um monitoramento em dois pontos do Rio das Cinzas: na ponte da BR-153 entre Guapirama e Jundiaí do Sul e a na ponte do perímetro urbano de Tomazina. Nesta semana o rio estava a pouco menos de dois metros para chegar à cabeceira da ponte – onde se tem diariamente um fluxo intenso de carros e caminhões. De acordo com a Defesa Civil, dependendo das condições do tempo nesta semana, há risco de alagamentos.
Este é o novembro mais chuvoso no estado do Paraná desde 1997, pois o fenômeno El Niño é o mais forte já registrado desde a data. Segundo o Instituto de Meteorologia Clima Tempo o mês de novembro vai se encerrar com mais chuvas. Estão previstos para os próximos cinco dias mais 116mm de chuva. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, tenente Jeferson Gregório, o Rio das Cinzas já está acima do seu nível normal com o excesso de chuva e dependendo das condições climáticas nos próximos dias há risco de alagamentos. Na próxima segunda e na terça-feira está prevista uma chuva com mais intensidade, aproximadamente 70mm em dois dias.
O excesso de chuvas já causou diversos estragos na região. Em Santo Antônio da Platina, as áreas de risco de alagamentos têm sido duramente castigadas com o mau tempo. Já em Wenceslau Braz, o prefeito decretou estado de emergência. A enxurrada destruiu 18 pontes e a chuva de granizo com vento forte destelhou vários imóveis. Além disso, 20% das estradas rurais estão em situação precária, famílias estão usando caminhos alternativos para não ficarem “isoladas”. O município de Tomazina também sofreu estragos, duas pontes da zona rural foram arrancadas pela enxurrada e o acesso ao município só poderia ser feito por Siqueira Campos e Quatiguá. 

Ponte sobre o Rio das Cinzas na BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ibaiti (Antônio de Picolli)


Nenhum comentário:

Postar um comentário