sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Smartphone é o item mais procurado durante Black Friday




Dayse Miranda
Tribuna do Vale

Linha de telefonia, televisores e notebooks chegam a representar 30% das vendas em lojas de eletroeletrônicos


A Black Friday, que passou a fazer parte do calendário do comércio platinense há três anos, foi realizado nesta sexta-feira, 27. Lojas virtuais e físicas de várias partes do mundo adotaram a data para oferecer um dia de desconto para os clientes. Em Santo Antônio da Platina o item mais procurado pelos consumidores é o smartphone, que chega a representar 30% das vendas em lojas de eletroeletrônicos. Os descontos vão de 10 a 85% nas mercadorias. Mas diferente do ano passado, comerciantes notaram um movimento menor nas lojas, mas mesmo assim os lojistas estão satisfeitos com a data.
O Black Friday é uma ação de vendas anual criada nos Estados Unidos e ocorre na 4ª sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Desde a madrugada, consumidores buscam pelo menor preço e não desperdiçam a oportunidade de poder comprar mais barato neste período de fim de ano.
A estudante Bruna Ferreira, 16, comentou que conseguiu encontrar a sandália que queria mais barato, porém, ressaltou que são poucas as opções com descontos relevantes. Para ela, a maioria das mercadorias está com preços normais, apenas na compra de alguns itens é possível fazer economia. “Não vi muita diferença nos preços. As mercadorias com os descontos mais significativos são peças únicas que se esgotam em poucos minutos. Acho a ideia da data interessante, mas os consumidores devem fica em alerta em relação às propagandas enganosas”, salientou.
Para o gerente da loja Magazine Luiza, Cristiano Ribeiro os três anos de Black Friday tem surtido resultados expressivos nas vendas. Segundo ele, 30% da cota de vendas da loja são em smartphones, televisores e notebooks. “São os líderes de vendas. Tivemos uma melhora nas vendas a partir de setembro, acredito que aos poucos vamos conseguir sair da crise”.
Procon Alerta
De acordo com o fiscal do Getúlio Amaral dificilmente são protocoladas reclamações de lojas físicas no Black Friday. Os consumidores têm feito reclamações de lojas online, principalmente pelo prazo de entrega das mercadorias.  Mas o fiscal faz alerta para essas datas de descontos acima da média normal, sempre vai existir as fraudes e deve-se ficar atento à idoneidade da empresa que vai efetuar as compras. “Em agosto tivemos dois casos de golpe com o mesmo site, e não conseguimos resolver, a empresa era falsa e os consumidores saíram no prejuízo. É necessária uma atenção especial para compras online, recomenda-se buscar por sites confiáveis”.

Consumidores buscam pelo melhor preço no setor de telefonia (Antônio de Picolli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário